INTERVENÇÃO EM SÃO BARTOLOMEU
Intervenção em São Bartolomeu
Este projeto do grupo de trabalho (Diogo Guadalupe, Mariana Bubantz, Mariana Lima), na disciplina "Oficina temática em arquitetura", tem um extenso diagnóstico da região do município de São Bartolomeu/MG e um levantamento minucioso do casarão setencista. Nele foram feitas três propostas de intervenção: o restauro da edificação original feito com técnicas retrospectivas; a construção de uma nova moradia e o espaço da cooperativa e loja para produção e venda de doces artesanais locais.

Visada externa do projeto. Para satisfazer as necessidades do morador e seguir as premissas do diagnóstico, foram projetados dois novos volumes, um com função comercial, loja/cooperativa de produção de doces artesanais locais e outro para a moradia. A edificação existente foi restaurada e utilizada como museu, sala de aula e administração.

Perspectiva da fachada frontal.

A construção existente é barroca setecentista de estrutura em madeira e vedação em pau-a-pique. Seus revestimentos são de argamassa de barro com cal e seu telhado é colonial em telha de barro cozida. Planta de forma retangular, esquadrias de madeira, forro de taquara, base em pedra com argamassa de barro e muros de pedra empilhada.

A nova edificação com função de moradia foi pensada para o conforto da família que habita o local. Por isso foi construída com técnicas recentes, mas de modo a não aparecer na visada da edificação, ficando assim, em um segundo plano não visível. Já a construção original foi restaurada para abrigar a parte administrativa, museu e sala de aula da cooperativa de doces. Essa foi feita de materiais utilizados na construção original, mas de modo a ressaltar que é uma intervenção.